MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria Executiva

Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Instituto Federal de Pernambuco/Campus Af. Ingazeira

Código da UASG: 151911


Pregão Eletrônico Nº 1/2012 - (Decreto Nº 5.450/2005)
Objeto: Objeto: Pregão Eletrônico - Aquisição de material permanente para os laboratórios dos Cursos de Eletrotécnica e Eletrônica.
Edital a partir de: 10/07/2012 das 08:00 às 12:00 Hs e das 14:00 às 17:00 Hs
Endereço: Sítio Campinhos S/n Zona Rural - - Afogados da Ingazeira (PE)
Telefone: 
Fax: 
Entrega da Proposta: 10/07/2012 às 08:00Hs


Itens de Material
 1 - EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE PROCESSO
Conjunto de Mecatrônica Integrado a Sistema de Supervisão de Processo Características Gerais Trata-se de um sistema totalmente automatizado composto por três estações que devem ser divididas fisicamente, com a possibilidade de trabalharem de forma individual e/ou integradas. Além de acompanhar todos os dispositivos de controle e redes industriais, deverá possibilitar o uso de qualquer marca de CLP para que haja integração total ou parcial com dispositivos de controle (CLP), desde que compatível com as especificações deste edital. No caso da escola possuir um CLP, este sistema deverá permitir a integração deste. O conjunto deve possuir funções de distribuição, seleção, separação, processamento, teste, pesagem e armazenamento de peças. Para integração com o CLP da escola, deverá existir um sistema de I/O acomodado em caixa plástica que disponibilize todos os pontos de entrada e saída (digitais e analógicos) através de bornes de 2mm e 4mm, incluindo cabo de comunicação do tipo DB e fonte interna, caso seja necessário com dimensões máximas aproximadas de 260mm x 180 mm x 90mm. Demais especificações conforme Termo de Referência.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 2
Unidade de fornecimento: unidade

 2 - EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE PROCESSO
Sistema de Treinamento em Comandos Elétricos, Acionamentos Eletroeletrônicos Industriais e Medições Elétricas Descrição do Sistema Trata-se de um sistema híbrido que deve permitir o estudo de comandos elétricos, máquinas elétricas, acionamentos elétricos e eletroeletrônicos e medidas elétricas Industriais. O sistema deverá ser composto por software que permite a simulação de circuitos para comandos elétricos e acionamento de motores, uma bancada e software com metodologia de ensino, que deverá permitir a comunicação com o sistema de hardware através de bancada de ensino. Deverá fazer parte da metodologia de ensino, um conjunto de materiais impressos com teoria, situações problema, exercícios de revisão e práticas, sendo que as questões de revisão e práticas deverão disponibilizar as respectivas soluções para o professor. Deverá disponibilizar o estudo de manutenção em sistemas elétricos industriais através de módulo de geração de falhas. Demais especificações conforme Termo de Referência.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 5
Unidade de fornecimento: unidade

 3 - EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE PROCESSO
Sistema de Treinamento em Instalações Elétricas Residenciais e Prediais Descrição do Sistema Trata-se de um sistema que deve permitir o estudo de instalações elétricas residenciais e prediais. O sistema deverá ser composto por software com metodologia de ensino, que deverá permitir a comunicação com o sistema de hardware através de bancada de ensino. Deverá disponibilizar o estudo de manutenção em sistemas de instalações elétricas residenciais e prediais através de módulo de geração de falhas. Demais especificações conforme Termo de Referência.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 23
Unidade de fornecimento: unidade

 4 - EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE PROCESSO
Planta de Controle de Processo Industrial com Sistema de Supervisão Local e via Web Características Gerais do Equipamento Deverá integrar diversas tecnologias industriais que permita o estudo de medição, atuação e sistemas de controle que utilize as variáveis de nível, pressão, temperatura e vazão. Deverá possibilitar o funcionamento manual e automático por meio de controladores de processo industrial e CLP que deverá comunicar-se com software supervisório SCADA local ou via WEB. Deve permitir o estudo de processo contínuo que simula uma linha de produção de bebidas, através da mistura de líquidos. A planta deve permitir o estudo de sistema de controle em malha fechada tipo On-Off, P, I, PI, PD e PID envolvendo todas as variáveis disponíveis (nível, pressão, temperatura e vazão). Demais especificações conforme Termo de Referência.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 2
Unidade de fornecimento: unidade

 5 - EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE PROCESSO
Sistema Didático para Treinamento em Fundamentos da Automação Industrial O sistema é provido de um bloco lógico programável com display integrado e relógio de tempo real integrado. Trata-se de um sistema didático acomodado em um gabinete construído em chapa de aço carbono. SAE1010 com pintura eletrostática em epóxi pó cinza cristal com dimensões máximas de 297mm (frente) x 217 mm( largura) x 148 (altura) Seguem as características detalhadas: 10 entradas digitais de 24 Vcc; 02 entradas analógicas de 0 a 10 Vcc, podendo ser utilizadas com entradas digitais; 08 saídas digitais à relé; 01 set-point de tensão de 0 a 10 Vcc integrado ao painel por meio de potenciômetro multivoltas, provido de medidor digital de 3 ½ dígitos na cor vermelha para monitoração do ajuste de tensão; 01 Conversor de corrente-tensão de 4 a 20 mA para 0 a 10 Vcc, provido de medidor digital de 3 ½ dígitos na cor vermelha para monitoração da conversão; Todos os bornes para entrada e saída de sinais digitais e analógicos são do tipo pino banana miniatura isolado de 2 mm em cores combinadas; Demais especificações conforme Termo de Referência.
Tratamento Diferenciado: Tipo I - Participação Exclusiva de ME/EPP/Equiparada
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 12
Unidade de fornecimento: unidade

 6 - EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE PROCESSO
Conjunto para Estudo de Controladores Lógicos Programáveis e IHM Características Gerais: O sistema de treinamento deverá ser composto por hardware e software e permitir o estudo de sistemas automatizados utilizando Controladores Lógicos Programáveis, Interface Homem Máquina e diversos componentes/processos para interação com o CLP e IHM disponíveis. O hardware deverá ser composto por uma maleta com CLP, IHM e processos para interação com os mesmos. Deverá existir também, uma maleta para armazenamento do conjunto de cabos, módulos de simulação, software de simulação dos processos disponíveis na maleta e outros processos industriais. A maleta que acomoda o CLP e IHM deve possuir dimensões máximas de 420mmx300mmx130mm. Deverá permitir o estudo de controladores lógicos programáveis e interface homem máquina composto por diversos tipos de simulação de processo para interação dos alunos. Deverá possuir inserção de defeitos para estudo de manutenção de processos industriais. Demais especificações conforme Termo de Referência.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 30
Unidade de fornecimento: unidade

 7 - EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE PROCESSO
Sistema de Ensino em Pneumática e Eletropneumática O sistema deverá ser composto por uma metodologia de ensino composta por softwares, hardwares e um conjunto de materiais impressos. Quanto aos softwares, deverão ser fornecidos, um sistema em HTML e um software de simulação de circuitos pneumáticos, eletropneumáticos e automação pneumática (Incluindo a simulação do sistema físico real). Quanto ao hardware, deverão ser fornecidas duas (2) maletas para desenvolvimento das práticas. Uma maleta para desenvolvimento de circuitos e aplicações industriais e uma maleta para o desenvolvimento de circuitos avançados em pneumática e eletropneumática. Deverá fazer parte da metodologia de ensino, um conjunto de materiais impressos com teoria, situação problema, exercícios de revisão e práticas, sendo que as questões de revisão e práticas deverão disponibilizar as respectivas soluções para o professor. Demais especificações conforme Termo de Referência.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 11
Unidade de fornecimento: unidade

Informações Adicionais do Download
O conteúdo deste edital é de inteira responsabilidade do órgão licitante, e eventuais problemas devem ser tratados com o mesmo.