AVISOS Compras.gov.br
 Certificação Digital de usuários do SIASG - 09/02/2010

Certificação Digital de usuários do SIASG.

-    A certificação digital com a emissão de certificados, é um procedimento derivado do projeto de Certificação digital nos Sistemas de Gestão Governamental, Programa Compras Governamentais – 0798, parte integrante do Programa de Governo Eletrônico- 8002/PPA.
O Programa Governo Eletrônico é composto por ações na área de tecnologia da informação e comunicação que buscam racionalizar a gestão dos recursos de informação e informática de órgãos e entidades do Governo Federal para, com isso, apoiar a oferta de serviços e informações por meios eletrônicos aos cidadãos.
Neste contexto de atuação, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação~SLTI/MPOG, exerce as atribuições de Secretaria-Executiva do Comitê Executivo de Governo Eletrônico
Como órgão central do Sistema de Serviços Gerais – SISG, a SLTI/MPOG, tem dentre as suas  atribuições o aperfeiçoamento das normas, procedimentos e sistemas de informação que suportam a operacionalização das compras e contratações governamentais, no que destacamos o aumento da utilização do Pregão Eletrônico com impacto expressivo na redução dos preços pagos pela Administração. Nesta linha de atuação, a SLTI/MPOG e o SERPRO, buscam soluções para a massificação e sustentação técnica regionalizada desta tecnologia, a Certificação Digital em todo o território nacional, incluindo neste contexto os Correios, que já se habilitaram como Autoridade de Registro- AR, vinculada ao SERPRO.


Prazo para Certificação Digital em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
-    Dando continuidade às atividades iniciadas a partir de 10 de julho de 2009 com o comunicado já divulgado que define o início das atividades de certificação digital dos usuários do SIASG, ficou definido como data final 31 de maio de 2010 o prazo para certificação digital dos usuários nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
-    A data final foi estabelecida em cumprimento à meta para emissão de certificados digitais estabelecidas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI/MPOG) para o exercício do ano de 2010, conforme estabelecido no cronograma constante do citado programa de E-GOV.
-    Desta forma, os usuários deverão se cadastrar no sistema dentro do período estabelecido para fazer o agendamento da certificação junto ao SERPRO ou nos Correios, o que for mais conveniente para o usuário.  

Orientações
A partir do cadastro no novo Sistema, o usuário poderá fazer o agendamento junto à Autoridade Certificadora do SERPRO- AC/SERPRO, buscando as informações disponíveis no Banner “Certificação Digital SIASG”, no lado direito da tela principal do Comprasnet.
- Verificar no Banner citado, item 4, informações sobre os documentos necessários e o endereço das Autoridades de Registro AR/SERPRO ou AR CORREIOS, bem como das suas localizações nos estados.
- Uso do Certificado Digital do Pregoeiro
- Certificação Digital - Passo a passo
- Usando o token em outros computadores
- Endereços das Autoridades de Registro

Brasília, 09 de fevereiro de 2010
Portal de Compras do Governo Federal
mais Avisos