04/04/2006 - PREGÃO ELETRÔNICO É ATRAÇÃO EM MOSTRA PARALELA À REUNIÃO DO BID EM BELO HORIZONTE

O Sistema Brasileiro de Compras Governamentais pela internet, o Pregão Eletrônico, é uma das atrações da exposição Espaço Brasil, que se realiza em paralelo à 47ª Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aberta hoje (29).

É o primeiro sistema do gênero, no mundo a ser aceito pelo BID e pelo Banco Mundial (Bird), as duas maiores instituições de financiamento para países em desenvolvimento. O acordo com as instituições foi assinado em novembro do ano passado e desde então o governo brasileiro pode ultilizar o Pregão Eletrônico para fazer compras de bens e serviços, como computadores e livros didáticos, a serem usados em projetos financiados por elas.

O Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, destacou a rapidez nas compras via Pregão Eletrônico, que levam cerca de 17 dias em uma concorrência nos padrões tradicionais, podem demorar até 120 dias.

''A modalidade reduz, ainda, o custo de participação dos fornecedores, que podem participar à distância das licitações públicas, facilitando o acesso de micro e pequenas empresas. E é mais transparente, porque a sociedade pode acompanhar pela Internet as compras do Governo Federal''. disse Santanna.

A exposição foi organizada pelo Governo Federal para mostrar as tecnologias aplicadas pelo país nas esferas pública e privada. Participam 16 expositores, entre ministérios, empresas públicas e privadas. O Pregão Eletrônico do Governo Federal pode ser acessado por meio do portal Comprasnet (www.comprasnet.gov.br).
mais Notícias