18/07/2006 - GOVERNO FEDERAL MODERNIZA CADASTRO UNIFICADO DE FORNECEDORES

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), do Governo Federal, funcionará em software livre e em ambiente web a partir do início próximo ano. A reestruturação que começa neste mês, disponibilizará on-line todas as informações utilizadas por usuários do sistema - órgãos compradores do Governo e fornecedores -, facilitando a busca pelas informações. Hoje, apenas algumas funcionalidades estão na internet.
O Sicaf foi implantado em 1995 e é executado em mainframes (computadores de maior porte que armazenam bancos de dados e dão suporte ao correio eletrônico e ao funcionamento da rede, entre outras informações) que utilizam softwares proprietários em sua grande maioria. A migração dessa infra-estrutura para software livre seguirá as diretrizes dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) e reduzirá os os custos operacionais e de manutenção do sistema.
Atualmente, informações sobre 240 mil fornecedores estão cadastradas no Sistema como habilitação jurídica, balanços, certidões negativas de débito e desempenho, ocorrências (em caso de não cumprimento de contratos com o governo), penalidades (quando o fornecedor é impedido de fornecer para o governo devido ao descumprimento de contratos), entre outros.
O Sicaf é um sistema automatizado de informações através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações. Este cadastro possui validade de um ano em todo o território nacional. Todo ano ele deve ser renovado. O Sistema é administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

mais Notícias