28/11/2006 - COMPRASNET GANHA PRÊMIO PADRÃO DE QUALIDADE EM B2B

O Sistema de Compras Eletrônicas do Governo Federal - Comprasnet - foi o vencedor do Prêmio Padrão de Qualidade em B2B 2006 na categoria Governo Federal. Foram avaliados critérios como a eficácia das estratégias técnológicas e digitais utilizadas e a geração de vantagens do uso da tecnologia como o aumento de receitas e redução de custos.

O prêmio será entregue na noite desta segunda-feira, dia 27 de novembro, em São Paulo, ao secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

O portal Comprasnet foi implantado em 1998 e através dele são realizadas todas as compras eletrônicas do Governo Federal que já respondem por cerca da metade das licitações. No período de janeiro a setembro de 2006 foram contratados um total de R$ 3,7 bilhões por pregão eletrônico. Esse valor representou 47,5% das licitações do período.

Segundo Santanna, o pregão eletrônico é a modalidade licitatória mais vantajosa porque amplia a concorrência, reduzindo custos para a Administração Pública que consegue obter preços mais baixos. O Governo Federal obteve uma economia de R$ 800,3 milhões com o pregão eletrônico nas licitações realizadas entre janeiro e setembro deste ano.

Também é o mais rápido, transparente, seguro e reduz os custos administrativos do governo e das empresas que podem participam das licitações à distância por meio da internet. Devido aos resultados obtidos, o Comprasnet foi o primeiro sistema de compras eletrônicas no mundo aceito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Banco Mundial para aquisições realizadas com recursos de ambas as instituições financeiras.

Prêmio B2B

O Prêmio Padrão de Qualidade B2B está em sua 6ª edição e é uma iniciativa da Padrão Editorial, através da Revista B2B Magazine, com auditoria e consultoria da E-Consulting e apoio da Câmara e.net. Seu objetivo é reconhecer e valorizar as melhores práticas em inovação no processo de negócios e na otimização do uso da tecnologia da informação nas empresas. Além do Governo Federal, também houve premiações nas categorias empresas, fornecedores, personalidades, governos estaduais e municipais, além de categorias especiais.
mais Notícias