09/03/2007 - ESPECIFICAÇÕES DE EDITAIS PARA COMPRA DE NOTEBOOKS ESTÃO EM CONSULTA PÚBLICA

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) colocou em consulta pública as especificações de referência de editais para a aquisição de notebooks pelo Governo Federal.

As especificações estão no portal www.governoeletronico.gov.br. O documento que está em consulta pública traz propostas para duas categorias diferentes de equipamentos: uma versão para notebooks que agrega mobilidade, valorizando a sua autonomia e leveza, e a outra versão que dá mais ênfase para a performance do equipamento.

O documento pode ser acessado através do link https://www.governoeletronico.gov.br/consultas/consultas/dsp_consultaativas.wsp.

As contribuições podem ser encaminhadas até 05 de abril por meio do formulário eletrônico disponível no sítio. Também serão consideradas as manifestações encaminhadas por fax para (0xx61) 3322-5063, por correio eletrônico para o endereço espec_ti@planejamento.gov.br ou por carta.

O endereço para o envio da correspondência é: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 145, CEP: 70.046-900 - Brasília – DF.

Para receber sugestões a respeito, a Secretaria também se reuniu com os principais fabricantes de notebooks do país, convidados através da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). A audiência pública ocorreu em São Paulo no dia 1º de março.

O objetivo da Secretaria ao definir as especificações é facilitar o processo de compra de computadores, melhorar a qualidade dos equipamentos que são adquiridos de forma descentralizada pelos órgãos e racionalizar o uso dos recursos públicos. Também busca obter ganhos de escala e evitar falhas nos editais.

Essas especificações estão sendo, inicialmente, recomendadas para emprego nos editais de licitação dos órgãos integrantes do Sistema de Serviços Gerais (SISG), do qual fazem parte entidades da Administração Federal direta, autárquica e fundacional. Nos editais os órgãos poderão incluir itens específicos, segundo suas necessidades.

Especificações para Microcomputadores

A SLTI também disponibilizou uma nova versão das especificações técnicas para os editais de compras de microcomputadores do Governo Federal nas categorias básica, padrão e avançada. O documento está disponível no Portal de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC http://www.comprasnet.gov.br/.

A categoria "básica" possui as características essenciais para utilização no ambiente de trabalho, como aplicações de escritório, acesso à Internet, correio eletrônico, entre outros. A categoria "padrão" possui características de processamento superiores relativamente à estação básica e possui melhor desempenho para um uso mais intenso. A categoria "avançada" possui recursos computacionais avançados e se destina ao uso intensivo do computador, como na utilização de programas gráficos ou no desenvolvimento de sistemas informatizados.

Entre as principais alterações da nova versão estão a exigência de um desempenho mínimo de 140 para a estação básica, 190 para a estação padrão e 240 para a estação avançada (benchmark Sysmark 2004); 1GB de memória RAM na estação padrão, 64MB de memória de vídeo na estação básica e de 128MB nas demais; memória RAM DDR2-667 (mínima) para a estação avançada e DDR-400 (mínima) para as demais; e, por último, é exigida uma velocidade de transferência de dados de até 300 megabytes por segundo (padrão HD SATA II) na estação avançada.


mais Notícias