29/03/2007 - GOVERNO FEDERAL É PREMIADO PELO INCENTIVO E USO DO PREGÃO ELETRÔNICO

O portal de Compras Públicas do Governo Federal, o Comprasnet, recebeu quatro prêmios durante o 2º Congresso Nacional de Pregoeiros, realizado na última semana, em Foz do Iguaçu. Um deles foi uma homenagem e reconhecimento ao Governo Federal pela aplicabilidade do pregão no Brasil.

Segundo o Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, o Brasil é o maior comprador por leilão reverso através de meios eletrônicos do mundo. Ele salientou também que o Comprasnet foi o primeiro sistema do gênero no mundo aceito pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aquisições envolvendo recursos de ambos os organismos financeiros internacionais.

O Comprasnet também recebeu três prêmios na categoria “Sistemas de Pregão Eletrônico”, pela realização do maior número de pregões realizados no país em 2006; pelo maior número de empresas credenciadas; e pela maior facilidade na sua utilização. Essa última premiação foi resultado de uma votação realizada pela internet da qual participaram, espontaneamente, mais de dois mil fornecedores.

No ano passado, o Governo Federal adquiriu R$ 11,1 bilhões através da modalidade eletrônica - 57% do total contratado. Esse balanço confirmou a tendência verificada ao longo do ano na qual a modalidade eletrônica tornou-se a preferida pelos órgãos públicos federais em suas aquisições.

A economia foi de R$ 1,8 bilhão com o uso do pregão eletrônico em 2006. O valor é a diferença de 14% entre o preço de referência - o preço máximo aceito pela Administração por cada produto ou serviço - e o que efetivamente foi contratado após a disputa on-line entre os fornecedores. Cerca de 260 mil fornecedores estão cadastrados para fornecer ao Governo Federal.

Essa foi a primeira edição do Prêmio 19 de Março e buscou reconhecer os mais importantes pregoeiros e instituições que contribuem para a melhoria dos serviços públicos. Os troféus foram entregues ao secretário Rogério Santanna.
mais Notícias