17/12/2007 - PREGÃO ELETRÔNICO É MONITORADO PARA EVITAR FALHAS

O Sistema de Compras Eletrônicas do Governo Federal (www.comprasnet.gov.br), gerenciado pelo Ministério do Planejamento, está sendo monitorado 24 horas desde o início de dezembro pelo Serpro para garantir a estabilidade do sistema.

O comprasnet registrou, nos último cinco anos, um aumento médio de 42% no número de pregões eletrônicos e de 179% em valores licitados no mês de dezembro em comparação com o de novembro. Esse aumento ocorre devido ao encerramento do prazo para empenho das compras.

Para isso, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) implantou uma Sala de Comando para acompanhar e monitorar o Comprasnet e também o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg).

O Serpro é responsável pelo processamento e armazenamento das milhares de informações registradas diariamente por ambos os sistemas relativas a avisos de licitações, compras do Governo Federal, pregões realizados, em andamento e encerrados, entre outras.

Segundo o coordenador de relacionamento com o cliente do Serpro junto ao Ministério do Planejamento, Ricardo Jucá, a Sala de Comando procura garantir a máxima disponibilidade do sistema ao monitorar simultaneamente a infra-estrutura de produção dos serviços bem como a própria aplicação.

A ferramenta indica o desempenho dos processos por meio das cores verde, amarelo e vermelho. Quando o programa indica amarelo, o Serpro tem 15 minutos para encaminhar a solução para que o problema não chegue até o usuário final.

A Sala de Comando atua apenas em momentos críticos, mas o Comprasnet e o Siasg continuarão sendo monitorados ininterruptamente a partir de 2008 porque passarão a integrar os serviços de gerenciamento integrado da empresa.

Jucá salientou que na primeira semana de dezembro foi registrada uma média de dez mil usuários simultâneos – a média dos demais meses é de cinco mil - e que o sistema está preparado para suportar uma sobrecarga de até 18 mil acessos ao mesmo tempo. No último dia 7, por exemplo, 1.119 pregões eletrônicos estavam em operação enquanto a média dos demais meses é de cerca de 300 pregões.

A Sala de Comando funciona em Brasília e é monitorada pelas áreas de rede, infra-estrutura, gerência de serviços, desenvolvimento e relacionamento do Serpro.

Aquisições do Governo Federal

As compras do Governo Federal são normatizadas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, mas ocorrem de forma descentralizada porque os órgãos têm autonomia para realizar seus próprios contratos. Atualmente existem cerca de quatro mil Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASGs) do Governo Federal em todo o país.


Legenda foto : Equipe do Comprasnet visita a Sala de Comando

mais Notícias