26/02/2008 - GOVERNO ABRE INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PREGOEIROS

Estão abertas no portal www.comprasnet.gov.br as inscrições para a Escola Virtual de Formação de pregoeiros do Governo Federal. As aulas iniciam na primeira quinzena do mês de março e ocorrem inteiramente pela internet.

O curso é gratuito e vai abordar conhecimentos sobre a legislação e as principais funcionalidades do sistema de pregão eletrônico, tornando os participantes aptos a conduzir e executar com segurança e rapidez os procedimentos previstos no processo de licitação.

São 30 horas de duração e o conteúdo do treinamento ficará disponível para os alunos na internet 24 horas por dia. Recomenda-se uma hora diária de dedicação já que o treinamento deve ser finalizado em um mês. A expectativa é capacitar pela Escola Virtual cerca de três mil servidores até o final desse ano.

Cada turma terá um tutor que oferecerá todo o suporte pedagógico aos alunos. Os participantes receberão certificado de formação de pregoeiro desde que atinjam 70% de aproveitamento.

Podem participar servidores que atuam na área de compras eletrônicas nas Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASG) do Governo Federal e também nos 406 órgãos estaduais e municipais que já aderiram ao Sistema Comprasnet para uso do pregão eletrônico.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o curso de ensino a distância foi homologado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento que é a gestora do Sistema Comprasnet.


Inscrições:

O servidor deverá solicitar seu cadastro na Escola Virtual SIASG e inscrição no curso, pelo Portal Comprasnet (www.comprasnet.gov.br, banner “Capacitação“, banner “Escola Virtual“, banner “Solicitar inscrição no curso virtual de Pregão Eletrônico“).

A diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da SLTI, Loreni Foresti, salientou que os servidores precisam estar aptos na utilização do pregão eletrônico que é hoje a modalidade mais utilizada nas compras do Governo Federal.

Somente no ano passado, foram capacitados 4.591 servidores na utilização do pregão eletrônico por meio de cursos presenciais e virtuais em todas as regiões do país. Além desses, 1.540 servidores também receberam treinamento sobre outros módulos do sistema de compras públicas.

Em 2007, o Governo Federal comprou R$ 16,5 bilhões por pregão eletrônico - 69,4% do valor das licitações de bens e serviços comuns. Com a sua utilização, o Governo economizou R$ 3,2 bilhões que representa um percentual de 16,3% obtido pela diferença do preço máximo aceito pela Administração por cada produto ou serviço e o que efetivamente foi contratado após a disputa on-line entre os fornecedores.

Loreni Foresti disse, ainda, que está em desenvolvimento um novo módulo de treinamento, também pela internet, que vai ensinar os pregoeiros a oportunizar a participação das micro e pequenas empresas nas licitações eletrônicas.

Mais informações sobre a escola virtual do Comprasnet podem ser obtidas através do e-mail: ead@serpro.gov.br
mais Notícias