18/06/2008 - CONSEGI 2008: JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O MAIOR DEBATE DE TIC PÚBLICA NO BRASIL

As inscrições para o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico - CONSEGI 2008 - já estão abertas e podem ser feitas no portal ww.consegi.gov.br. "Tecnologia livre a serviço da sociedade" é o tema do evento promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), juntamente com outros órgãos de governo. O congresso ocorrerá em Brasília, de 27 a 29 de agosto de 2008.

O CONSEGI é um evento de governo para a sociedade e a sua programação inclui palestras, painéis e oficinas focados em três eixos: Políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Governo Eletrônico e Inclusão Digital. Estarão presentes autoridades governamentais nacionais e internacionais em um espaço de construção de políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é contribuir para a democratização do acesso a essas tecnologias.

Segundo o titular da SLTI, Rogério Santanna, essa será uma grande oportunidade para autoridades, representantes do meio acadêmico e do setor privado, especialistas no tema e demais interessados na área, contribuir com o Governo Federal Brasileiro sobre as melhores estratégias para inserir os cidadãos do continente na sociedade da informação.

"O CONSEGI será, portanto, um espaço importante para a reflexão sobre como podemos resgatar a população que ainda não têm acesso à internet e às novas tecnologias da informação", destacou.

A SLTI e o Serpro contam também com o apoio dos países do cone sul, na expectativa de elaborar políticas públicas de TICs que não contemplem apenas a realidade do Brasil, mas de outros países em uma ação solidária de compartilhamento.

"Quando falamos em dominação de tecnologia, não nos referimos a um projeto nacionalista, mas a um projeto internacional, que coopera também com outros países. O software livre é uma cooperação da humanidade. Nada melhor do que cooperar inicialmente na rede da América Latina", defendeu o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Acesse o portal www.consegi.gov.br e conheça a programação do CONSEGI 2008, o maior evento de tecnologia do Governo Federal.
mais Notícias