26/08/2008 - COMEÇA AMANHÃ O CONSEGI 2008: UM EVENTO DE GOVERNO PARA A SOCIEDADE

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em parceria com outras instituições - realizam nesta semana o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico – Consegi 2008. Esse é um evento de governo para a sociedade. As suas atividades ocorrem no Centro de Eventos e Treinamentos da CNTC, em Brasília, de 27 a 29 de agosto.

Para o titular da SLTI, Rogério Santanna, o Consegi será um espaço importante de reflexão sobre as melhores estratégias para resgatar a parcela da população brasileira que ainda não tem acesso à internet e às novas tecnologias da informação. O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, defende que a importância do Consegi é dar visibilidade aos esforços que vêm sendo empreendidos na modernização e transparência do Estado.

Baseado em três eixos: Políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Governo Eletrônico e Inclusão Digital, o evento vai promover o debate sobre a democratização da informática pública. O slogan do Consegi 2008: "Tecnologias Livres a serviço da Sociedade" reforça a discussão sobre adoção e difusão do Software Livre, como oportunidade de apropriação do conhecimento tecnológico, além de promover um ambiente favorável à troca de experiências e compartilhamento entre os órgãos públicos e sociedade.

Programação do evento
O Consegi já está com mais de mil inscritos, entre eles representantes do governo, academia e sociedade civil. A programação contempla as mais diversas áreas de TIC, como pode ser conferido no sítio do evento.

Mesmo aqueles que não puderem participar do evento terão a oportunidade de assistir as atividades e agregar novos conceitos em informática pública. O Congresso será transmitido ao vivo pela web através da tecnologia streaming, que é mais leve e rápida para download e execução de vídeo. Na programação, é possível verificar quais eventos serão transmitidos pela web. O acesso aos vídeos será realizado pelo sítio www.consegi.gov.br.

A grade de programação do Consegi 2008 contempla, também, atividades culturais para favorecer o compartilhamento e interação do movimento social e sociedade civil organizada com o Estado. "Caminhar ao lado dos movimentos sociais fortalece a parceria entre governo e sociedade, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, trará ao evento um pouco da cultura popular do Brasil", acrescenta Antônio Miranda, da coordenação de Inclusão Digital do Serpro.

Cooperação
Compartilhar e cooperar tecnologia é um dos focos do evento. Mazoni destaca que o país deve dominar sua tecnologia, não em cima de um projeto nacionalista, mas em um projeto internacional, que interage também com outros países." O software livre é uma cooperação da humanidade. Nada melhor do que cooperar inicialmente na rede da América Latina, motivo pelo qual traremos representantes de países vizinhos ao nosso evento", acrescenta.

Para Santanna, as ações de Governo Eletrônico e a estratégia de utilização do software livre no país careciam de um amplo debate proposto pelo Governo Federal junto à sociedade brasileira e aos países da América Latina. “Essa discussão pode contribuir para a melhoria das políticas públicas voltadas à inserção dos cidadãos na sociedade da informação e à integração dos sistemas de informação dos países do continente”, afirma.

Coalizão Sul Sul
Uma das programações do Consegi é o Seminário Coalizão Sul Sul, que busca disutir os padrões abertos e modelos alternativos de software em programas de Inclusão Digital e de Governo Eletrônico com países da América Latina, África e Índia. O Brasil apresentará soluções tecnológicas que marcaram a modernização da Administração Pública Federal, entre elas: Receitanet, Siafi, Comprasnet e outros.

Inscrições gratuitas no sítio do evento: www.consegi.gov.br. Conheça também o Blog Consegi.
mais Notícias