26/08/2008 - CONSEGI 2008 PROMOVE RODADA DE COMPARTILHAMENTO DE SOFTWARES

Além de painéis, palestras e atividades culturais, o Congresso Internacional de Governo Eletrônico e Sociedade - Consegi 2008 -, também vai sediar a 3ª Rodada de Compartilhamento de Softwares da Administração Pública.

A maioria das soluções que serão apresentadas durante esse evento estão disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.
A 3ª Rodada de Compartilhamento vai apresentar soluções tecnológicas com o objetivo de despertar o interesse de usuários e possíveis colaboradores. As soluções livres possibilitam a cooperação dos usuários na resolução dos problemas, assim como na evolução qualitativa da ferramenta.

Esse é o objetivo do Portal do Software Público Brasileiro, lançado em 2007 no Fórum Internacional de Software Livre. Essa iniciativa inaugurou um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública, compartilhando soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.

O seu objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. O acesso ao código fonte dos softwares disponibilizados no portal é livre, mediante cadastramento. Para disponibilizar soluções do setor público é preciso entrar em contato por meio do e-mail guialivre@planejamento.gov.br.

Programação:

As Rodadas acontecem no dia 28 de agosto, no período da manhã e tarde. As soluções livres apresentadas podem ser compartilhadas com a esfera governamental, academia e sociedade, de forma imediata porque durante o evento os participantes terão acesso aos códigos, à documentação e ao ambiente de desenvolvimento colaborativo.

Conheça as soluções:

- Sagui: o Sistema de Apoio à Gerência Unificada de Informações - Sagui é uma ferramenta de gestão de ativos para ambientes que utilizam o sistema operacional GNU/Linux. O Sagui gerencia estações GNU/Linux, sendo possível executar scritps de correção, customização ou coleta de informações de forma centralizada. O Sagui é uma solução desenvolvida pelo Serpro.

- Cocar: o programa é um sistema de administração de redes de computadores que permite monitorar o tráfego entre as máquinas de forma centralizada. O Cocar é uma solução desenvolvida pela Dataprev.

- Curupira: o software Curupira é uma solução para gerenciamento de impressões que permite a gestão racional dos custos, volumes de impressão e insumos, gerando eficiência e racionalidade no uso em redes de impressão corporativas. O Curupira é uma solução desenvolvida pela Caixa Econômica Federal

- Banco de Talentos: software que mapeia as competências baseado em código aberto. O Banco de Talentos é uma solução desenvolvida pela Câmara dos Deputados.

- Xemelê: Plugin que permite o gerenciamento de capas para diversas áreas/sessões de um Portal, com sua utilização é possível ordenar as notícias de forma ágil e dinâmica nas áreas que merecem destaque na página. O Xemelê é uma solução desenvolvida pelo Ministério da Cultura.

- I3GEO: é um aplicativo para acesso e análise de dados geográficos. A lista de funcionalidades desse software é extensa destacando-se as ferramentas de análise e integração entre diferentes tipos e fontes de informação. O I3Geo é uma solução desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente.

- i-educar: software de administração do ensino. i-educar é uma solução desenvolvida pela Prefeitura Itajaí e customizada pela Cobra Tecnologia;

- LightBase: é um banco de dados textual multimídia, reúne de forma única um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações, servidor de dados tridimensional com recuperação textual e servidor de aplicações e relatórios. O LightBase é uma solução desenvolvida pela Light Infocon S/A.

- Sigati: desenvolvido para prover administração de serviços de diretório OpenLDAP e integração destes com outros serviços de rede. O Sigati é uma solução desenvolvida pela Universidade Católica de Brasília - UCB.

- Cacic: software que realiza integração dos dados levantados por outros sistemas de inventário, utilizados pelos diferentes órgãos. O objetivo é consolidar o Sistema de Inventário do Governo Federal. O Cacic é uma solução desenvolvida pela UFMG em parceria com a Dataprev.

- SGD: Sistema de Gestão de Demandas é uma ferramenta que surgiu para acompanhar as solicitações de serviços, avaliando a complexidade e necessidade das demandas e a qualidade do serviço prestado. O SGD é uma solução desenvolvida pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação - FNDE.

- WebIntegrator: software que facilita a criação de componentes corporativos de negócio baseados na tecnologia Enterprise JavaBeans (EJB). WebIntegrator é uma solução desenvolvida pela ITX Tecnologia da Informação Ltda;

- Tamanduá: o sistema é uma plataforma de serviços de mineração de dados para apoio à gestão e decisão governamentais, em particular com relação a compras e contratações. Tamanduá é uma solução desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
mais Notícias