15/07/2010 - Gestores de órgãos federais no Rio de Janeiro se reuniram para debater Compras Públicas

Gestores de órgãos federais no Rio de Janeiro se reuniram para debater Compras Públicas


O 4º Encontro de Lideranças Executivas de Órgãos Públicos Federais no Rio de Janeiro - GesRio, realizado em 9 de julho, lotou o auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.


Participaram representantes do nível gerencial de 26 instituições. O evento contou com a palestra sobre “Compras na Administração Pública”, do diretor de Logística e Serviços Gerais da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Carlos Henrique de Azevedo Moreira, que ressaltou a importância institucional do evento, o qual pode servir como modelo a ser seguido por outros órgãos da Administração Pública Federal nas diversas regiões do país.


Em seguida, foi feita a exposição de experiências bem-sucedidas na Administração Pública, tais como a do FNDE, do Programa de Eficiência do Gasto Público do MEC, apresentado pela subsecretária de Assuntos Administrativos, Valéria Grilanda, e também do primeiro colocado em “Melhores práticas no Governo Federal”, o Sistema Integrado do Ministério da Educação - SIMEC.


No debate, os representantes dos órgãos e entidades presentes expressaram suas maiores dificuldades em implementar determinados instrumentos e tecnologias de gestão em suas organizações, bem como os principais desafios para a Administração Pública no que diz respeito à otimização dos processos de compras.


Ganharam ênfase, no encontro, os gargalos da pesquisa de mercado nas compras públicas e as compras compartilhadas. Foi possível observar que órgãos e entidades com realidades distintas têm, de forma geral, os mesmos problemas. Para o coordenador do GesRio e diretor de Gestão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Renato Cader, o GesRio veio estreitar as relações, abrir um canal de diálogo propositivo, num ambiente de colaboração mútua, entre esses órgãos e entidades.  “Por isso, a  participação das diferentes Secretarias do Ministério do Planejamento têm sido fundamental nos encontros”, afirma Cader.


 

mais Notícias