23/03/2011 - SICAF - ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS, CADASTRADORES E FORNECEDORES.

NOVO SICAF


ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS, CADASTRADORES E FORNECEDORES



A partir do dia 13 de abril deste ano, “as Unidades de Administração e Serviços Gerais – UASGs que realizam, regularmente, licitações e contratações públicas deverão manter Unidades Cadastradoras” do SICAF, de acordo com o disposto nos artigos 31 e 55 da Instrução Normativa nº 02, de 11/10/2010, em regulamentação ao Artigo 34 da Lei nº 8.666/93.
 
Lembramos que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP implantou um novo  SICAF, em plataforma web, que traz vários benefícios para usuários do governo e fornecedores, destacando-se a maior facilidade e agilidade no cadastramento.


As ações de capacitação iniciaram-se em 2010 com a formação de multiplicadores, cursos presenciais para usuários do governo, videoconferências, elaboração de manuais e simuladores interativos.


Os manuais para usuários do governo e fornecedores estão disponíveis no sítio do Comprasnet, link “Acesso Livre > SICAF > Publicações > Manuais”. Neste link também é possível ter acesso ao “Guia Prático Normativo”.
As videoconferências estão disponíveis no link http://assiste.serpro.gov.br/sicaf/anteriores.html 
Há diversos cursos presenciais agendados para usuários do governo. Os interessados em fazer a pré-inscrição deverão acessar o sítio do Comprasnet e clicar no banner “Curso novo SICAF – Inscrições” e preencher os dados solicitados.


Estão disponíveis no sítio do Comprasnet FAQ’s (Frequently Asked Questions) sobre aspectos normativos e operacionais do sistema para usuários do governo e fornecedores.


Estamos elaborando simuladores interativos para fornecedores, cuja disponibilização ocorrerá em breve.


Lembramos os canais para esclarecimento de dúvidas para usuários do governo:


a) acionamento via web sobre operacionalização de sistema: acessar o sítio “www.comprasnet.gov.br” e clicar no banner “Acionamento Central de Serviços SERPRO” localizado ao lado esquerdo da tela;


b) acionamento via e-mail css.serpro@serpro.gov.br;


c) sobre operacionalização do sistema: ligar 0800 978 2329;

d) sobre normas: enviar para o email comprasnet.normas@planejamento.gov.br.


Para acessar o novo Sicaf (Governo e Fornecedores), acessar o sítio do Comprasnet, clicar em “Acesso Livre > SICAF > Acesso restrito” e escolher a opção desejada: Governo ou Fornecedor.
 


 


Brasília, 21 de março de 2011
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Departamento de Logística e Serviços Gerais

mais Notícias