Integração do Analisador de Licitações, Contratos e Editais - Alice ao sistema Compras.gov.br
Desenvolvida pela CGU, tecnologia Alice será incorporada ao ambiente do sistema gerido pelo MGI para apoiar gestores na identificação antecipada de riscos e inconsistências em editais publicados
Publicado em 11/12/2025O Governo do Brasil vai integrar o Analisador de Licitações, Contratos e Editais, conhecido como Alice, ao sistema Compras.gov.br. A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para fortalecer a integridade nas compras públicas. Com a novidade, os alertas gerados pela ferramenta passam a aparecer automaticamente na área de trabalho dos agentes de contratação, após a publicação do edital, facilitando a identificação de inconsistências e prevenindo riscos. Para apresentar a funcionalidade e orientar os gestores, será realizado evento on-line no dia 15 de dezembro, às 15h, pelo canal do MGI no YouTube.
A ferramenta Alice, desenvolvida pela CGU, é uma tecnologia criada para analisar automaticamente editais de licitação publicados nas plataformas oficiais. Ela identifica pontos que merecem atenção, como prazos muito curtos, exigências que podem limitar a participação de fornecedores ou descrições que indiquem preço acima do praticado pelo mercado. A ferramenta funciona com base em trilhas de auditoria, que são conjuntos de regras capazes de reconhecer situações de risco e orientar melhorias, com técnicas de análise de textos e inteligência artificial.
Leia mais.
Leia mais.