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Na área dedicada à Administração, o acesso é permitido apenas
para os servidores dos órgãos que tenham feito adesão ao SIASG
e que possuem senha para acesso. Nessa área, poderá ser feito
o acesso às seguintes informações e serviços:
Funcionalidades Operacionais para as UASG
A seguir são apresentadas as funcionalidades voltadas
para apoiar as atividades das Unidades de Administração de Serviços
Gerais - UASG:
Inclusão de Edital - Incedital - Permite
que o usuário da UASG efetue a inclusão de seus editais de licitação
em uma base de dados que fica disponível para os fornecedores
efetuarem download. Associada a essa facilidade, está disponibilizada
uma ferramenta que possibilita, por intermédio do SIDEC, o envio
automático de avisos à Imprensa Nacional, para publicação no Diário
Oficial da União - DOU.
Consulta termos de retirada de edital- Conteredit
- Por meio dessa consulta, as UASG poderão ter conhecimento das
empresas que acessaram a base de dados e efetuaram o download
de editais. Adicionalmente, as UASG poderão efetuar o registro
dos editais fornecidos no balcão, passando a ter controle integrado
das empresas que retiraram os editais.
Consulta licitação - Por meio dessa
facilidade, as UASG poderão efetuar consultas parametrizadas para
visualização dos avisos das licitações promovidas por todos os
órgãos federais e ter acesso aos respectivos editais, possibilitando,
assim, uma salutar troca de experiências que resultará no aperfeiçoamento
constante dos instrumentos licitatórios.
Pregão eletrônico - Por meio desse
sistema, os servidores habilitados e cadastrados para exercer
a função de pregoeiro terão acesso ao ambiente virtual para a
realização dos pregões eletrônicos e poderão conduzir a sessão
pública virtual, com transparência e segurança.
Pregão presencial - Com a utilização
dessa ferramenta, o pregoeiro poderá efetuar o registro dos fatos
e eventos ocorridos durante uma sessão de pregão presencial e,
ao final, dispor da ata correspondente. Para garantir total transparência,
os registros efetuados estarão sendo disponibilizados, em tempo
real, para visualização, pela Internet, por qualquer cidadão.
Cotação eletrônica - Essa facilidade
permite simplificar e agilizar o processo de aquisição de bens
de pequeno valor, adquiridos por dispensa de licitação. Por meio
dessa nova ferramenta, as UASG poderão cadastrar os seus pedidos
e o sistema se incumbirá de encaminhá-los, por correspondência
eletrônica, para os fornecedores cadastrados para o fornecimento,
no município, dos referidos bens. Ao final do período de cotação,
o sistema fará a apuração automática da melhor oferta e fará a
divulgação do resultado. Além da agilidade proporcionada por essa
ferramenta, em função do aumento da competitividade, projeta-se
redução dos preços contratados.
Homologação de pregão - Hompregao -
Por meio dessa facilidade, o Ordenador de Despesa poderá, após
avaliar os procedimentos adotados pelos pregoeiros, efetuar a
homologação de pregões presenciais e eletrônicos.
SICAFWeb - Essa consulta permite que
a UASG efetue, pela Internet, as ações inerentes ao SICAF, desde
o cadastramento até as consultas às bases de dados.
Consulta Páginas dos Fornecedores -
Essa facilidade permite que as UASG, em qualquer lugar do país,
consultem as páginas dos fornecedores assinantes do portal de
compras e tomem conhecimento dos produtos que estão sendo divulgados,
aumentando, assim, o seu grau de conhecimento do mercado fornecedor.
Consulta linhas de fornecimento - Com
essa facilidade, a UASG poderá ter acesso e efetuar o download
dos Catálogos de Materiais e de Serviços (CATMAT/CATSER), mantidos
pelo DLSG.
Funcionalidades para Informação, Orientação
e Troca de Experiências
Além das facilidades já relacionadas, o Portal oferece, para as
UASG, um conjunto de facilidades voltadas para o aperfeiçoamento
técnico dos servidores que atuam na área e para a troca de experiências,
opiniões e informações:
Fórum de discussões - Fórum - Com essa
facilidade, é possível estabelecer um fórum permanente de discussões,
entre os servidores que atuam na área, sobre assuntos referentes
à gestão logística, constituindo-se em instrumento de avaliação
e coleta de sugestões sobre os procedimentos implantados.
Perguntas mais freqüentes - Sob esse
título, estão relacionados os questionamentos recebidos com maior
freqüência, pela equipe de sustentadores do SIASG e as respectivas
respostas / orientações.
Download de manuais - Facilidade que
permite o download de manuais dos sistemas pertencentes ao SIASG,
como os manuais do SIDEC, SIREP, SICON, EMPENHO e SICAF.
Atendimento aos Usuários do SIASG - Está
representado por um guia que apresenta um conjunto de informações
e orientações aos usuários do SIASG, para que estes possam obter,
da forma mais simples e rápida, o apoio necessário à execução de
seu trabalho.
Estatística de uso do SIASG - Apresenta
um conjunto de informações e estatísticas referentes ao uso do SIASG,
como:
- Fornecedores cadastrados no SIASG por UF;
- Fornecedores cadastrados no SIASG por tipo de empresa;
- Evolução do cadastramento de fornecedores no período 1997/2001;
- Quantidade de fornecedores;
- Licitações divulgadas pelo SIDEC;
- Quantidade de acessos, ao Sistema, por hora;
- Quantidade diária de transações.
Funcionalidades para a Área Central de Gestão
do SIASG
Gerencial - Corresponde a um conjunto
de informações estatísticas referentes ao perfil das contratações
realizadas pelo Governo Federal, tais como: quantidade de licitações
por linha de fornecimento, por modalidade, por valor e outras informações
que possibilitam o gerenciamento do processo por parte do DLSG.
Equipe do pregão - Facilidade que permite
o cadastramento de servidores para a realização das atividades inerentes
ao pregão: pregoeiro, equipe de apoio e autoridade homologadora.
Consulta preço praticado - Consulta que
disponibiliza informações sobre os preços praticados pela Administração
para determinado item do cadastro de materiais, por região geográfica,
por data (trimestre ou ano), com base nos dados fornecidos pelo
Sistema de Registro de Preços - SIREP. |