Na área dedicada à Administração, o acesso é permitido apenas para os servidores dos órgãos que tenham feito adesão ao SIASG e que possuem senha para acesso. Nessa área, poderá ser feito o acesso às seguintes informações e serviços:

Funcionalidades Operacionais para as UASG

A seguir são apresentadas as funcionalidades voltadas para apoiar as atividades das Unidades de Administração de Serviços Gerais - UASG:

Inclusão de Edital - Incedital - Permite que o usuário da UASG efetue a inclusão de seus editais de licitação em uma base de dados que fica disponível para os fornecedores efetuarem download. Associada a essa facilidade, está disponibilizada uma ferramenta que possibilita, por intermédio do SIDEC, o envio automático de avisos à Imprensa Nacional, para publicação no Diário Oficial da União - DOU.

Consulta termos de retirada de edital- Conteredit - Por meio dessa consulta, as UASG poderão ter conhecimento das empresas que acessaram a base de dados e efetuaram o download de editais. Adicionalmente, as UASG poderão efetuar o registro dos editais fornecidos no balcão, passando a ter controle integrado das empresas que retiraram os editais.

Consulta licitação - Por meio dessa facilidade, as UASG poderão efetuar consultas parametrizadas para visualização dos avisos das licitações promovidas por todos os órgãos federais e ter acesso aos respectivos editais, possibilitando, assim, uma salutar troca de experiências que resultará no aperfeiçoamento constante dos instrumentos licitatórios.

Pregão eletrônico - Por meio desse sistema, os servidores habilitados e cadastrados para exercer a função de pregoeiro terão acesso ao ambiente virtual para a realização dos pregões eletrônicos e poderão conduzir a sessão pública virtual, com transparência e segurança.

Pregão presencial - Com a utilização dessa ferramenta, o pregoeiro poderá efetuar o registro dos fatos e eventos ocorridos durante uma sessão de pregão presencial e, ao final, dispor da ata correspondente. Para garantir total transparência, os registros efetuados estarão sendo disponibilizados, em tempo real, para visualização, pela Internet, por qualquer cidadão.

Cotação eletrônica - Essa facilidade permite simplificar e agilizar o processo de aquisição de bens de pequeno valor, adquiridos por dispensa de licitação. Por meio dessa nova ferramenta, as UASG poderão cadastrar os seus pedidos e o sistema se incumbirá de encaminhá-los, por correspondência eletrônica, para os fornecedores cadastrados para o fornecimento, no município, dos referidos bens. Ao final do período de cotação, o sistema fará a apuração automática da melhor oferta e fará a divulgação do resultado. Além da agilidade proporcionada por essa ferramenta, em função do aumento da competitividade, projeta-se redução dos preços contratados.

Homologação de pregão - Hompregao - Por meio dessa facilidade, o Ordenador de Despesa poderá, após avaliar os procedimentos adotados pelos pregoeiros, efetuar a homologação de pregões presenciais e eletrônicos.

SICAFWeb - Essa consulta permite que a UASG efetue, pela Internet, as ações inerentes ao SICAF, desde o cadastramento até as consultas às bases de dados.

Consulta Páginas dos Fornecedores - Essa facilidade permite que as UASG, em qualquer lugar do país, consultem as páginas dos fornecedores assinantes do portal de compras e tomem conhecimento dos produtos que estão sendo divulgados, aumentando, assim, o seu grau de conhecimento do mercado fornecedor.

Consulta linhas de fornecimento - Com essa facilidade, a UASG poderá ter acesso e efetuar o download dos Catálogos de Materiais e de Serviços (CATMAT/CATSER), mantidos pelo DLSG.

Funcionalidades para Informação, Orientação e Troca de Experiências

Além das facilidades já relacionadas, o Portal oferece, para as UASG, um conjunto de facilidades voltadas para o aperfeiçoamento técnico dos servidores que atuam na área e para a troca de experiências, opiniões e informações:

Fórum de discussões - Fórum - Com essa facilidade, é possível estabelecer um fórum permanente de discussões, entre os servidores que atuam na área, sobre assuntos referentes à gestão logística, constituindo-se em instrumento de avaliação e coleta de sugestões sobre os procedimentos implantados.

Perguntas mais freqüentes - Sob esse título, estão relacionados os questionamentos recebidos com maior freqüência, pela equipe de sustentadores do SIASG e as respectivas respostas / orientações.

Download de manuais - Facilidade que permite o download de manuais dos sistemas pertencentes ao SIASG, como os manuais do SIDEC, SIREP, SICON, EMPENHO e SICAF.

Atendimento aos Usuários do SIASG - Está representado por um guia que apresenta um conjunto de informações e orientações aos usuários do SIASG, para que estes possam obter, da forma mais simples e rápida, o apoio necessário à execução de seu trabalho.

Estatística de uso do SIASG - Apresenta um conjunto de informações e estatísticas referentes ao uso do SIASG, como:
  • Fornecedores cadastrados no SIASG por UF;
  • Fornecedores cadastrados no SIASG por tipo de empresa;
  • Evolução do cadastramento de fornecedores no período 1997/2001;
  • Quantidade de fornecedores;
  • Licitações divulgadas pelo SIDEC;
  • Quantidade de acessos, ao Sistema, por hora;
  • Quantidade diária de transações.
Funcionalidades para a Área Central de Gestão do SIASG

Gerencial - Corresponde a um conjunto de informações estatísticas referentes ao perfil das contratações realizadas pelo Governo Federal, tais como: quantidade de licitações por linha de fornecimento, por modalidade, por valor e outras informações que possibilitam o gerenciamento do processo por parte do DLSG.

Equipe do pregão - Facilidade que permite o cadastramento de servidores para a realização das atividades inerentes ao pregão: pregoeiro, equipe de apoio e autoridade homologadora.

Consulta preço praticado - Consulta que disponibiliza informações sobre os preços praticados pela Administração para determinado item do cadastro de materiais, por região geográfica, por data (trimestre ou ano), com base nos dados fornecidos pelo Sistema de Registro de Preços - SIREP.