O Portal foi desenvolvido para atender a sociedade, os fornecedores e a Administração Federal, assim, suas informações estão distribuídas por áreas de conteúdo específico para cada público.

Para a sociedade, estão disponíveis informações que permitem a qualquer cidadão acompanhar as contratações realizadas pela Administração e exercer o seu direito de fiscalização.

Para os fornecedores, além das informações relativas às licitações e contratações, o Portal disponibiliza, em tempo real, um conjunto de facilidades que os auxiliam a efetuar e manter atualizado o seu registro cadastral; que permitem o acesso a avisos e editais de licitação, que possibilitam a participação em processos eletrônicos de contratação, bem como a outros serviços e informações, que tornam mais simples e desburocratizada a participação em processos licitatórios promovidos pelo Governo Federal.

Para os órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional, integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG, o COMPRASNET disponibiliza uma série de facilidades voltadas para o controle e execução dos processos de contratação.

Essas facilidades beneficiam, não apenas os órgãos de compras do governo e os fornecedores de bens e serviços, mas toda sociedade, uma vez que possibilita a redução dos custos das contratações e torna mais transparentes as ações de compras governamentais.