Para os fornecedores, o COMPRASNET disponibiliza um conjunto de informações e serviços, de acordo com o perfil definido quando de seu cadastramento.

Cadastro Unificado de Fornecedores - SICAF

O SICAF foi instituído por meio da Instrução Normativa MARE nº 5, de 21 de julho de 1995, com fundamento nos artigos 34 a 37, combinados com o art. 115 da Lei nº 8.666 /1993, adotado, necessariamente, pelos órgãos e entidades integrantes do SISG, com a finalidade de somente permitir a contratação de bens e serviços de fornecedores devidamente habilitados.

O SICAF tem por finalidade cadastrar e habilitar parcialmente os interessados - pessoas físicas ou jurídicas - em participar de licitações realizadas por órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, bem como acompanhar o desempenho dos fornecedores cadastrados e ampliar as opções de compra do Governo Federal. Além de simplificar o processo de gestão de fornecedores por parte da administração, o SICAF propicia os seguintes benefícios para os fornecedores:
  • Possibilita efetuar um único cadastramento para se habilitar a fornecer a qualquer órgão da Administração Pública Federal;
  • Desburocratiza o processo de cadastramento e habilitação parcial, garantindo agilidade na atualização dos dados;
  • Permite divulgação, em nível nacional, das suas áreas de negócio;
  • Permite seleção do fornecedor, com base na sua linha de fornecimento de material / serviço;
  • Possibilita redução da quantidade de documentos necessários à participação nas licitações;
  • Garante redução dos custos de manutenção do cadastro das empresas junto aos órgãos / entidades do Governo Federal;
  • Proporciona maior transparência e oportunidade de participação em processos licitatórios.
Serviços de Acesso Restrito aos Fornecedores

Em função da característica dos serviços oferecidos, o acesso à área dedicada aos fornecedores só é permitido àqueles que possuem senha específica de acesso.

Para obter a senha, é necessário efetuar um cadastramento prévio garantindo que as ações executadas sejam realmente daquele fornecedor. Nessa área, o fornecedor cadastrado tem acesso aos seguintes serviços:

Consulta situação SICAF - Essa consulta permite ao fornecedor verificar, permanentemente, a sua situação cadastral e a validade de suas certidões junto à Secretaria da Receita Federal, PGFN, INSS e FGTS, minimizando a ocorrência de problemas de documentação, quando da participação em processos licitatórios.

Consulta Listas Classificadas - Por meio dessa consulta, os interessados poderão ter conhecimento dos fornecedores estabelecidos em um determinado município / estado e que estejam cadastrados em determinada linha de fornecimento.

Pregão eletrônico - Ferramenta que permite aos fornecedores habilitados participar de pregões eletrônicos, encaminhando suas propostas e participando da fase de lances. Para ter acesso a essa facilidade, o fornecedor deve se cadastrar no COMPRASNET, na opção Serviços por Assinatura, e adicionar o serviço "Pregão" ao seu menu personalizado.

Cotação eletrônica - Essa facilidade foi desenvolvida para apoiar a aquisição de bens de pequeno valor adquiridos por dispensa de licitação. Por meio dessa nova ferramenta, os fornecedores cadastrados para fornecimento, no município, dos referidos bens, serão informados, por correspondência eletrônica, da realização da cotação e poderão encaminhar suas propostas pela Internet. Caso percebam que sua proposta não é a vencedora, durante o período de cotação, poderão fornecer novas propostas de menor valor. Esse novo procedimento permitirá maior publicidade, transparência e total impessoalidade aos processos de aquisição, garantindo aos fornecedores maiores oportunidades de fornecimento. Para ter acesso a essa facilidade, o fornecedor deve se cadastrar no COMPRASNET, na opção Serviços por Assinatura, e adicionar o serviço "Cotação Eletrônica" ao seu menu personalizado.

Serviços Disponíveis por Assinatura

As funcionalidades apresentadas a seguir estarão, a partir de janeiro de 2002, agrupadas em pacotes de comercialização. O acesso às mesmas se dará, em alguns casos, pelo pagamento da assinatura e, em outros, pelo pagamento do acesso ao serviço, que corresponderão aos custos operacionais para oferecimento dos mesmos.

Consulta extrato de licitações com os itens - Permite a consulta dos extratos de editais disponíveis no sistema, identificando os itens que estão sendo licitados.

Download de editais - Permite que o fornecedor localize os editais de seu interesse e efetue o download. Ao utilizar essa funcionalidade, o fornecedor irá receber todas as informações de retificações e demais eventos referentes ao edital.

Aviso de vencimentos das certidões - Essa funcionalidade irá enviar ao fornecedor, via e-mail, os avisos de vencimentos de suas certidões.

Aviso de licitações - Essa funcionalidade irá enviar aos fornecedores, via e-mail, um aviso informando sobre a publicação de editais de licitações referentes à sua linha de fornecimento.

Declaração de Capacidade Técnica / Dossiê de vendas - Permite que o fornecedor emita relatório com o histórico dos contratos que efetivou com o Governo Federal.

Download das linhas de fornecimento de materiais e serviços - Permite que seja efetuado o download de partes do catálogo de materiais do Governo.

Informações setoriais e indicadores históricos
- Funcionalidade onde o usuário poderá acessar diversas informações estatísticas referentes às compras realizadas pelo Governo.

Pesquisas a informações históricas de certames - Funcionalidade onde o usuário poderá acessar informações estatísticas referentes a processos de compras.

Vários desses serviços e informações serão disponibilizados por avisos encaminhados, diretamente, para o telefone celular dos assinantes.